segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Por que o Brasil não dispõe de tecnologia de ponta?

Por várias razões, dentre outras:







1 – os brasileiros, quando frequentam a escola, são treinados para trabalhar e não para pensar;

 
2 – todo o esforço em educação, gasto com a formação de inteligências brilhantes, é destinado à formação de mão de obra para trabalhar em multinacionais, com sede em outros países para onde são levados e as patentes industriais criadas para beneficio destas;

 
3 – a formação de cartéis no país por empresas estrangeiras nas décadas de 50, 60 e 70, facilitados pelos governos de Juscelino e depois pelos militares golpistas, orientados por “brilhantes economistas”* como: Eugênio Gudin, Roberto Campos, Delfim Neto, etc...

 
4 - Por falta de apoio (subsídio) a indústria nacional foi obrigada a se render aos cartéis, por não ter como concorrer sozinhas contra eles (indústrias familiares em desenvolvimento) e acabaram por vender fábricas de automóveis, televisores, indústrias de base, indústrias de transformação;

 
5 – em países como o nosso, a única maneira de sobressair das empresas multinacionais é por meio da intervenção do Estado, no entanto, o desgoverno FHC/Serra privatizou 109 empresas públicas, dentre elas a Embraer e a Neiva (aviação), empresas pólo de tecnologia e essenciais na formação de técnicos de alto nível, além das empresas de telecomunicações, química fina, e mesmo assim a dívida externa no período que era de US$60 bilhões passou para US$ 630 Bilhões;

 
6 – os países protegem seus parques industriais, tecnológicos e suas patentes industriais, menos o Brasil. Por conta de vários acordos internacionais que o Brasil assinou obrigado pelo FMI e Banco Mundial, quando o Brasil dependia de empréstimos para pagamento da dívida externa, não poderia reproduzir nada já patenteado, assim a nossa indústria não conseguiu o desenvolvimento científico e tecnológico que conseguiram China, Coréia, Singapura, Malásia, etc...

 
7 – a educação no país sofreu após o golpe militar de 1964, com a desconstrução do modelo educacional pelo regime e a perseguição de vários educadores, até mesmo com o assassinato de alguns, e mais a punição de professores, alunos, servidores públicos e empregados de estabelecimentos de ensino, além do medo, ajudou a criar essa massa de analfabetos funcionais, que hoje representam a maioria da população brasileira.

 
8 – uma mídia irresponsável, que sempre defendeu o modelo econômico de atrelamento aos EUA fazendo o povo acreditar na máxima vendida pelo golpe militar, de que “o que é bom para os EUA é bom para o Brasil”, como se um país imenso como este, o 5º país em extensão territorial do planeta, o segundo maior país das Américas, o maior da America do Sul e atualmente com 190 milhões de habitantes, precisasse de muletas para não caminhar com as nossas próprias pernas.


*Esses “economistas” diziam que o Brasil cresceria pelo endividamento externo, o que cresceu, na verdade, foi à dívida externa brasileira que se tornou impagável de tantas vezes corrigida por juros extorsivos cobrados, aleatoriamente definidos pelo “mercado”, e a miséria junto com a desigualdade social.







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